PUBLICIDADE

TRE-MT anula questionário para candidatos que concorrem às vagas para negros

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) anulou a fase de verificação da condição de candidato negro e a homologação do resultado final de concurso público após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O edital do concurso público do TRE previa o preenchimento de um formulário como forma de verificar a autodeclaração de raça dos candidatos que concorrem às vagas reservadas aos negros.

No item 5 do Edital nº 07 do TRE/MT, publicado em janeiro deste ano, estava previsto que, para concorrer às vagas reservadas para as cotas raciais, os candidatos que se autodeclarassem negros deveriam enviar uma fotografia e preencher um formulário com as seguintes questões: 1) Alguém já o discriminou por sua cor? 2) Já o chamaram por sua cor (exemplo: negra, morena)? 3) A maioria dos seus amigos é de cor preta ou parda? 4) Você namora ou já namorou uma pessoa de cor preta ou parda? 5) A maioria dos seus ídolos é da cor preta ou parda? 6) De que cor ou raça você se considera?

De acordo com a recomendação, o método de verificação utilizado no concurso é negativamente preconceituoso e discriminatório ao considerar como padrão de conduta para integrantes da população negra o relacionamento com pessoas majoritariamente da mesma cor e, igualmente segregatício, que negros e pardos escolham seus ídolos com base na cor da pele.

De acordo com a presidente do TRE, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, o tribunal deve realizar novas avaliações dos traços fenótipos dos candidatos negros, com nova publicação de edital contendo lista com a classificação dos candidatos de todos os cargos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu...

Santa Carmem recebe mutirão da cidadania com serviços gratuitos

Moradores de Santa Carmem (40 km de Sinop) receberam,...

Novo centro

Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro...
PUBLICIDADE