O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Antonio Bitar Filho, fará sete reuniões com juízes eleitorais objetivando a preparação final para as eleições gerais deste ano. Os encontros foram divididos por pólos, sendo o primeiro em Cuiabá, no dia 21 de agosto. Depois, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, respectivamente, em Sinop, Tangará da Serra e Cáceres. Em seguida, nos dias 31 de agosto, 1° e 02 de setembro, respectivamente, em Rondonópolis, Barra do Garças e São Felix do Araguaia.
O presidente preferiu ir ao encontro dos juízes, ao invés de promover uma grande reunião em Cuiabá, entendendo que as reuniões por pólo são mais produtivas, já que congregam um menor número de magistrados e, de outro lado, porque permitirá ao Tribunal checar in loco o andamento das eleições nas principais cidades do Estado. “Reuniões menores ensejam uma conversa mais interativa e os principais aspectos das eleições podem ser repassados com maior qualidade”, disse o diretor geral do TRE/MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo.
As reuniões terão programação semelhante. Começarão sempre às 13h30 e deverão encerrar por volta de 19h30. Depois da abertura feita pelo presidente, serão repassados os seguintes assuntos: 1) procedimentos administrativos diversos e necessários para a realização das eleições; 2) ações gerais de informática e logística para a totalização dos resultados; 3) logística de divulgação das eleições; 4) logística de segurança das eleições; 5) responsabilidade do juiz e Cartório Eleitoral ¿ Comissão Totalizadora das Eleições; 6) atos preparatórios administrativos; 7) propaganda eleitoral ¿ aspectos gerais e pontos polêmicos.
Conforme o presidente, o calendário foi definido de maneira que também sejam utilizados os sábados para a realização das reuniões. Mato Grosso está dividido em 60 regiões, ou seja, 60 Zonas Eleitorais, cada qual contando com um juiz e um promotor eleitoral.