Os juízes auxiliares da propaganda, juízes e promotores eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande, procurador regional eleitoral e representantes do Detran e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos – SMTU reúnem-se hoje, no TRE para discutir os abusos na utilização da modalidade de propaganda eleitoral adotada em massa pelos candidatos: a publicidade por meio de adesivos em veículos automotivos, denominada plotagem.
Com as limitações impostas pela mini-reforma eleitoral, os políticos estão encontrado novas formas de divulgar suas candidaturas, e os adesivos em veículos vêm sendo uma das formas mais utilizadas pelos postulantes aos cargos eletivos da próxima eleição.
A utilização em massa desse recurso, de forma abusiva, vem aumentando o número de denúncias no TRE, que pretende regulamentar a questão, uma vez que, a Lei 11.300 não delimita o tamanho que possa ser utilizado dos adesivos. “Não é possível admitir que, num local onde o cidadão comum não pode parar, fiquem estacionados veículos e caminhões totalmente adesivados. É uma forma de burlar a proibição do uso de outdoors, que veio com mini-reforma eleitoral” salienta Gilberto Vilarindo, juiz auxiliar da propaganda do TRE.
A reunião também vai discutir a questão dos veículos que, ao receberem os adesivos na maior parte de sua lataria, ficam com a cor da documentação legal descaracterizada. “Essa questão nós vamos debater com o pessoal do Detran” reforçou Vilarindo.