Os usuários que trafegam pela BR-163/364 em Mato Grosso passam a transitar pelas novas pistas construídas nas regiões onde estão sendo implantadas praças de pedágio da Rota do Oeste. A liberação das praças não está vinculada ao início da arrecadação, prevista para agosto deste ano.
As primeiras praças com o tráfego 100% liberado na BR-163 estão situadas nos quilômetros 33,6 (BR-163), na região do distrito de Ouro Branco; 214,4 (BR-364), região de Rondonópolis; 316,5 (BR-364), próximo ao colégio agrícola São Vicente; 383,1 (BR-364), entre a Serra de São Vicente e Cuiabá; 479,1 (BR-364), em Jangada; 586,9 (BR-163), próximo a Nova Mutum; 664,4 (BR-163), em Lucas do Rio Verde e 766,7 (BR-163), em Sorriso. Nestes locais, os veículos que passam pela rodovia já podem transitar pelas pistas entre as cabines de cobrança. O trânsito é realizado por desvio somente na praça número 06, no km 579 (BR-364).
Para garantir a segurança dos usuários com a mudança no tráfego nestas regiões, a concessionária sinalizou a rodovia com placas instaladas 2 km, 1 km, e 500 metros antes das estruturas, além da sinalização pintada no pavimento das pistas. O diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, afirma que a sinalização das praças, bem como a estrutura da via e das edificações seguem os padrões de segurança e de qualidade recomendados pela ANTT.
Todas as praças de pedágio contam com 10 pistas de rolamento, somando os dois sentidos, sendo uma pista que será reservada para pagamento automático e um ponto misto (manual ou automático) que funcionará de acordo com a demanda dos veículos. Também haverá cabines reversíveis em praças com previsão de maior fluxo. Nestes pontos, a pista poderá ser aberta no sentido de maior movimento.
A capacidade de atendimento de cada praça é de 240 veículos por hora nas pistas onde a arrecadação é manual e 800 veículos/hora nas pistas com arrecadação automática. Além disso, as praças poderão contar com os atendentes chamados ‘papa filas’, que efetuam a arrecadação antes da chegada ao guichê para agilizar o processo.
Ao todo, a BR-163 em Mato Grosso terá nove praças de pedágio distribuídas, aproximadamente, a cada 100 km ao longo dos 855 km concedidos à empresa. Elas foram instaladas fora de perímetros urbanos para reduzir o impacto para os cidadãos dos municípios lindeiros.