sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Trabalhadores serão capacitados em armazenagem e secagem de grãos

PUBLICIDADE

O projeto Parceria Rural Agricultura ganha, a partir deste mês, um novo curso. Uma parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) possibilitará a capacitação de trabalhadores em armazenagem, secagem e aeração de grãos, operação e manutenção de máquinas e equipamentos em unidades armazenadoras, noções básicas de classificação e análise de grãos e segurança no trabalho. O lançamento do Parceria Rural Agricultura II será em Primavera, com expectativa de capacitar 90 alunos.

O objetivo do novo curso é garantir que os grãos colhidos cheguem com qualidade ao mercado consumidor, evitando perdas. “A preocupação com o pós-colheita deve ser igual a do período de colheita, pois se não forem observados todos os cuidados na secagem e armazenamento, o produtor pode perder todo o investimento aplicado no plantio e colheita e como conseqüência o consumidor terá um produto de menor qualidade à disposição”, explicou a coordenadora do curso, a assessora especial da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

A Conab compromete-se a fornecer o instrutor, material didático, passagens e estadia dos professores, armazéns para as aulas práticas e a confecção dos certificados. A empresa contratada para o treinamento é o Centrenar (Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem). A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania coordenará todo o processo e será responsável pela inscrição dos alunos, alimentação e estadia dos mesmos. Além do Estado e da Conab, as prefeituras também colaborarão com o projeto, fornecendo o espaço físico para a realização das aulas teóricas, alojamento e transporte para os alunos que vierem de outros municípios.

Das 90 vagas disponibilizadas para o treinamento, 60 serão destinadas para desempregados e 30 serão divididas entre trabalhadores já empregados em armazéns, e que necessitam de re-qualificação, e entre os melhores alunos do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas do Parceria Rural Agricultura I.

Após Primavera, o município de Sorriso será o próximo a receber o curso. E, enquanto o projeto estiver em andamento nestas duas cidades pilotos, o Governo do Estado e a Conab estudarão o cronograma de ampliação do treinamento. “A Conab já colocou a necessidade de realizarmos um curso em Rondonópolis, pois há uma demanda por este tipo de capacitação, bem como em cidades onde haja necessidade de qualificação na área”, citou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.

O Governo do Estado lança o Parceria Rural Agricultura II como forma de completar o investimento realizado na qualificação e aperfeiçoamento de mão-de-obra no campo, que já vem ocorrendo por meio do curso para operadores de máquinas e implementos agrícolas. Em 2004 foram qualificados mais de 1,2 mil trabalhadores, atendendo 12 cidades. Este ano já foram 381 trabalhadores capacitados por meio do projeto, em quatro municípios de Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE