terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Trabalhadores dos Correios aceitam proposta e descartam greve em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

Os trabalhadores das empresas de Correios e Telégrafos descartaram a possibilidade de greve por tempo indeterminado em Mato Grosso. A decisão foi tomada, ontem à noite, em assembleias realizadas em Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Cáceres.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect), em Mato Grosso, Edmar Leite, a maioria aceitou a proposta de conciliação apresentada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva. O acordo é por um reajuste de 3,68% nos salários e manutenção de alguns benefícios previstos no acordo coletivo assinado no ano passado.

Segundo Edmar, apenas 16 trabalhadores no Estado foram favoráveis à paralisação por tempo indeterminado. Ele criticou o resultado. “Devido à conjuntura nacional, onde a maioria dos demais Estados aprovaram a proposta, nao tinhamos força suficiente pra sair de greve so aqui. Então, estes 16 foram votos vencidos, e a proposta foi aprovada, mesmo os trabalhadores não estando satisfeitos com ela”, afirmou, ao Só Notícias.

Segundo o dirigente sindical, em relação ao plano de saúde, ponto de divergência entre a categoria e a direção da estatal, a “empresa conseguiu regulamentar os ataques sofridos, em março, com a ajuda do TST (imposição de mensalidade, aumento na cobrança de compartilhamento sobre consultas e exames – de 10% para 30% – e retirada de pai e mãe do plano, a partir de 1 de agosto de 2019”.

Conforme Só Notícias já informou, a possível paralisação em Mato Grosso e outros estados estava prevista ainda para julho. Porém, o início de greve foi prorrogado como forma de tentar negociar um acordo com a direção da empresa.

No ano passado, a categoria paralisou as atividades por 18 dias. O movimento foi encerrado em outubro, após proposta que previa reajuste de 2,07% nos salários e benefícios, manutenção das cláusulas sociais, compensação de 64 horas (oito dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no acordo firmado em 2016.

No total, 1.550 profissionais trabalham nos Correios em Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia estadual em Sinop

Um Ford Ka vermelho capotou, esta noite, na MT-222,...

Homem, mulher e criança ficam feridos em acidente entre carro e moto em Sinop

Um homem, uma mulher e uma criança ficaram feridos,...
PUBLICIDADE