A aposentadoria do desembargador Alberto Ferreira de Souza, a partir de março, foi homologada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na sessão ordinária desta quinta-feira. Aos 66 anos de idade e 39 de contribuição previdenciária, o magistrado conquistou o direito de se aposentar com proventos integrais.
Desses 39 anos de contribuição, mais de 33 foram dedicados à magistratura de Mato Grosso, função que assumiu em dezembro de 1986. Foi promovido ao cargo de desembargador, por merecimento, em outubro de 2009. Para a escolha foi observado o desempenho e critérios objetivos de produtividade; além da segurança e presteza no exercício da jurisdição. Também a frequência e o aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento.
Nascido em Osvaldo Cruz (SP), Alberto Ferreira de Souza foi o primeiro colocado no concurso para magistratura. Jurisdicionou nas comarcas de Sinop, Poxoréu, e Rondonópolis, sendo promovido para Cuiabá em 1993. Antes de se tornar magistrado, foi servidor público da Assembleia Legislativa (1983 a 1984) e da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, no período de 1984 a 1986.
Conforme Só Notícias já informou, o ex-diretor do Fórum de Sinop, juiz Clóvis Mário Teixeira de Melo, protocolou pedido de aposentadoria no Tribunal de Justiça. A assessoria confirmou que o magistrado, que atualmente responde pela 3ª Vara Cível da Comarca, fez a solicitação no último dia 10. O pedido está sendo analisado para verificação dos preenchimentos dos requisitos necessários para aposentadoria. Passada essa fase, irá para a presidência para baixar o ato.
Clóvis assumiu a direção do Fórum de Sinop em 2013, por nomeação do então presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri. Na época, o magistrado sucedeu João Guerra. Durante sua gestão, houve articulação para construção do novo fórum, no bairro Aquarela das Artes. Em 2014, Sinop foi elevada à entrada especial, com maior nível nas comarcas do interior.