PUBLICIDADE

TJ apresenta novo modelo eletrônico de processo

PUBLICIDADE

O sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) será apresentado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, hoje, no Plenário 1 do TJMT. Na sequência, será dado início ao treinamento Conceitos Básicos, com oito horas de duração. O evento anteriormente estava marcado para ocorrer na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, mas teve que mudar de local em virtude do grande número de inscritos.

O PJe é disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação do modelo eletrônico de processo para todo o país. O piloto da implantação do TJMT será o Sétimo Juizado Especial Cível da Comarca da Capital, que passou a ser denominado Juizado Especial da Fazenda Pública de Cuiabá. A previsão é que os trabalhos iniciem no dia 5 de dezembro. Após o período de implantação do projeto piloto, o sistema será expandido para os demais juizados e para todo o Judiciário do Estado.

Diferente dos sistemas judiciais existentes, todos os feitos do processo judicial tramitarão eletronicamente pelo PJe. As peças processuais serão produzidas diretamente dentro do sistema, o que mudará a forma de trabalho dos operadores da justiça. Para garantir o sucesso dos trabalhos, o Poder Judiciário de Mato Grosso realizará 17 cursos e treinamentos envolvendo operadores da justiça em geral.

O coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Carlos Campelo, destaca que o curso sobre Conceitos Básicos é pré-requisito para as atividades que serão ofertadas nos próximos dois meses. A recomendação foi feita pela empresa Infox, contratada pelo CNJ para fornecer o software que será utilizado pelo PJe.

Para a capacitação da próxima segunda-feira foram disponibilizadas 119 vagas a serem preenchidas por operadores da justiça em geral. Foram convidados desembargadores, juízes, defensores públicos, membros do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, coordenadores e servidores de Primeira Instância e dos fóruns, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre após sofrer descarga elétrica em Lucas do Rio Verde

Jardeane da Silva Nascimento, de 21 anos, faleceu ontem...

Adolescente desaparece em rio no Mato Grosso e bombeiros fazem buscas

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis (214 quilômetros...

Ministério Público começa hoje “Diálogos com a Sociedade” em Sinop

O projeto “Diálogos com a Sociedade”, uma iniciativa do...
PUBLICIDADE