PUBLICIDADE

TJ aceita dissídio dos agentes penitenciários e marca primeira audiência

PUBLICIDADE

A ação de dissídio coletivo impetrada pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen) contra o governo do Estado foi aceita pelo Tribunal de Justiça (TJ). O relator do caso, desembargador Sebastião Barbosa Farias, concordou com o pedido de audiência em regime de urgência e agendou a primeira audiência para quarta-feira (6), às 14h.

A categoria exige o pagamento integra de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA) ao passo que o governo conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um projeto que o autoriza a pagar um reajuste de 7,36% parcelado em 3 vezes sendo 2% em setembro deste ano e 2,68% nos meses de janeiro e abril de 2017.

Na ação impetrada pelo advogado Carlos Frederick da Silva Inêz de Almeida, o Sindspen afirma que não poderia manter-se inerte diante da negativa de reposição das perdas inflacionárias aos servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso. Argumenta que o ato praticado pelo Estado afronta o mandamento constitucional dos artigos 37, X, XV da Constituição Federal e defende a inaplicabilidade ao caso da Súmula número 339 do Supremo Tribunal Federal (STF).

O sindicato pleiteou que o Tribunal de Justiça marcasse em caráter de urgência audiência para tentativa de composição amigável entre as partes, pediu a intimação do réu para que compareça nessa audiência prévia, bem como sua citação para responder aos termos da ação e solicitou também a oitiva do Ministério Público Estadual; (MPE).

Justificou tratar-se de “matéria de conhecimento notório e público o fato de estar o réu a recusar o pagamento da RGA, motivo pelo qual prescindível é a prova material do ato, já que todos os dias a imprensa noticia tal fato, enquadrando-se, para efeito processual na categoria dos fatos notórios, que, prescindem de prova material da sua existência”.

No mérito, o Sindspen requer a procedência do dissídio coletivo de greve para o fim de determinar que o Estado implemente nos salários dos servidores do sistema penitenciário a Revisão Geral Anual, com aplicação de 11,28%, apurado pelo INPC, sob pena diária de R$ 100 mil.

A audiência de quarta-feira contará com a participação da diretoria do Sindspen, representantes do governo do Estado e será coordenada pelo desembargador Sebastião Barbosa farias. O presidente do sindicato, João Batista de Souza, está convocando os servidores a comparecerem ao Tribunal de Justiça para acompanharem o resultado da audiência.

“É importante que todos estejam lá nesse dia para nos apoiar e para mostrar ao Tribunal de Justiça e ao governo do Estado que estamos totalmente descontentes com a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa e que estamos unidos em prol dessa causa”, argumenta o sindicalista.

O advogado Carlos Frederick também ingressou com outras ações de dissídio para os Sindicatos dos Servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sintema) e dos Investigadores da Polícia Civil (Siagespoc).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE