Os bafômetros que são licitados pela prefeitura de Sinop devem começar ser utilizados em 40 dias. A previsão é do secretario municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Júlio Dias, que explicou, ao Só Notícias, ser este o prazo previsto para a conclusão do processo. Dois devem ser comprados com dois mil bocais para testes em condutores.
Júlio disse que o objetivo será coibir a “combinação” de álcool com direção. “Hoje, no Brasil, em praticamente 40% das mortes, as pessoas estavam sob efeito do álcool. Então, isso nos preocupa como gestores e esse trabalho é justamente para coibir o uso de álcool associado com a direção”, explicou.
Atualmente, afirmou que a utilização de bafômetros funciona em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que tem os aparelhos, e também demais órgãos. “A parceria funciona da seguinte forma: quando há evento, fazemos parceira com a Polícia Militar, a Civil e a própria PRF. O pessoal entra em contato, determina os locais que vão ser feitos esse trabalho, a exemplo agora, do Carnaval”.
Com a aquisição, os novos bafômetros serão utilizados em pontos estratégicos. O valor a ser gasto será conhecido semana que vem, com a abertura dos envelopes das propostas.