quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Terra tremeu sábado e ontem no Nortão

PUBLICIDADE

Sábado à noite, a terra voltou a tremer no Norte de Mato Grosso. O tremor, de 4,5º na Escala Richter, foi em Porto dos Gaúchos ( 150 km de Sinop). A estcação do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília, instalada na região, registrou o abalo. Os professores Lucas Barros, chefe do OBSIS e Vasila Marga, informaram, agopra há pouco, que o tremor “foi percebido pela população de Porto dos Gaúchos, de São João e de Tabaporã além de registrado em Brasília, pelos sismógrafos do Observatório Sismológico”.

Ontem à tarde, por volta das 15:00h, outro sismo, mais fraco (chamado pós-abalo), foi percebido pela população de Tabaporã – 40 km a norte da área epicentral. O tremor de sábado foi o terceiro de magnitude acima de 4.0 observado este ano. Os dois anteriores aconteceram em 23 de março (magnitude 4,7) e 20 de julho (magnitude 4,3). “Vale ressaltar que nessa mesma área sismogênica, além desses três, outros sismos significativos já aconteceram. Em 10 de março de 1998, magnitude 5,1 e em 31 de janeiro de 1955, 6,6, entre outros. O Observatório Sismológico da UnB vem estudando a sismicidade dessa área com estações sismográficas instaladas no local desde março de 1998, com resultados já publicados”, afirmam os professores que são especialistas no assunto.

O último tremor, em 20 de junho, foi de 4,3 na Escala Richter, com epicentro em Porto dos Gaúchos e que o tremor foi sentido mais fortemente nas cidades de Tabaporã, Porto dos Gaúchos e no distrito de São João. O tremor durou aproximadamente 10 segundos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE