Estão abertas, até o dia 2 de setembro, as inscrições para os cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. Estão sendo ofertadas 1.645 vagas, distribuídas em 48 cursos e 18 unidades da instituição.
Há vagas para os campus de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Campo Verde, Jaciara, Sorriso, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.
Entre os cursos disponíveis estão Administração, Zootecnia, Gestão Pública, Engenharia Florestal, Química, Agronomia, Matemática, Agroindústria, Processos Gerenciais, Física, Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Turismo, Educação Física, entre outros.
Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula e apresentar as informações exigidas no edital. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas, ou às de ampla concorrência. O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).
O candidato deverá preencher todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no site do IFMT. O questionário tem por objetivo a obtenção do perfil dos candidatos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais e não terá interferência na classificação dos concorrentes. Após preencher o questionário eletrônico, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 80.
A prova para os cursos superiores será realizada no dia 16 de outubro, e constará de uma redação e 50 questões objetivas. A prova de redação será avaliada na escala de zero a dez pontos, e cada uma das questões objetivas conterá cinco alternativas, sendo uma única correta.
O resultado do processo seletivo será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.