segunda-feira, 21/julho/2025
PUBLICIDADE

Terminam esta semana inscrições para concurso nacional para professores com vagas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até sexta-feira (25). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Só Notícias apurou que a rede estadual de Mato Grosso aderiu à prova, que poderá ter a nota usada nos próximos processos seletivos.

Diversas redes municipais do estado também aderiram. São elas: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Diamantino, General Carneiro, Jauru, Juara, Juína, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Esperidião, São José do Xingu, Terra Nova do Norte, União do Sul, Vila Rica e Nova Monte Verde.

É necessário preencher os dados solicitados, escolher o município para fazer a prova e confirmar a inscrição. Durante esse período, também é possível solicitar uso de nome social por pessoas trans, além de atendimento especializado, por exemplo, por pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes. O pedido deve ser feito no ato da inscrição.

A taxa de inscrição para o chamado CNU dos Professores é de R$ 85. O valor deve ser pago até 31 de julho por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU – Cobrança) gerada em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou por Pix, por meio do QR code impresso no boleto.

Os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas em 2025, habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino podem participar da Prova Nacional Docente (PND) deste ano.

Além deles, podem se candidatar todos os já formados em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que aderiram à PND – e vão adotar o resultado da avaliação como etapa de admissão no magistério público.

A Prova Nacional Docente (PND) 2025 será aplicada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal em 26 de outubro. A PND tem como base a avaliação teórica do Enade das Licenciaturas.

O exame, chamado de CNU dos Professores não substitui o processo seletivo das redes. As redes públicas de ensino que aderiram voluntariamente à prova poderão usar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores. Também poderão aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.

A Prova Nacional Docente é parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério. A iniciativa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Começa em Sinop e mais cidades mutirão de DNA para reconhecimento de paternidade

A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPEMT) iniciou hoje...

Prefeito e equipe levam apoio a família que teve trigêmeos no Nortão

O prefeito de Vera (90 quilômetros de Sinop), Yago...

Viaduto na BR-163 será interditado temporariamente em Nova Mutum

O viaduto na rodovia federal que dá acesso a...

Caminhoneiros criam associação após justiça proibir tráfego em cidade no Nortão

Em resposta a uma notificação judicial, caminhoneiros de Vera...
PUBLICIDADE