PUBLICIDADE

Termina votação em grande parte do país e começa a apuração

PUBLICIDADE

Em grande parte do país a votação para os cargos políticos mais importantes do país –presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais– já foi encerrada.

Apenas nos Estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Tocantins e parte do Mato Grosso, em que há diferença de fuso horário em relação a Brasília, as votações prosseguem até as 19h (horário de Brasília) –como no caso do Acre–, dependendo da localidade.

O TSE (Tribunal Superior Eleitora) ainda não informou a totalidade de encerramento da votação nos Estados, pois em alguns lugares a votação foi atrasada por problemas com urnas.

A Folha Online acompanhará a apuração dos votos em todos os Estados do país. O site fornecerá on-line os resultados parciais e finais da apuração dos votos para governadores, senadores, deputados federais e estaduais em todo o país.

Os votos para presidente da República serão divulgados após as 19h, quando termina a votação no Acre –cuja diferença de fuso horário é de duas horas.

A expectativa é que o resultado da disputa nos principais Estados saia até as 23h.

Eleitorado

Enquanto o eleitorado brasileiro tem ligeira predominância feminina (51,53%), somente 13,95% dos candidatos são mulheres. Se somente 21,17% do eleitorado está na faixa etária dos 45 aos 59 anos, a quase maioria dos seus candidatos (45,97%, no caso dos homens; 48,58% para as mulheres) se encaixa nesse perfil. Somente 19 candidatos têm idade entre 18 a 20 anos.

O número de eleitores entre 16 e 17 anos, a quem o voto é facultativo, cresceu 39,3% nos últimos quatro anos. Essa faixa etária, que representava 1,92% do total de eleitores, saltou para 2,45% neste ano.

Essa eleição também representa o “triunfo” dos eleitores criados à sombra da democracia e que somente conhecem a ditadura por uma vaga lembrança ou dos livros de história: a faixa etária que concentra o maior número de eleitores está entre os 25 e 34 anos, que representam 23,96% do total e soma 30.174.200 de pessoas.

O que não mudou, ainda, é a concentração geográfica desse eleitorado: quase 80% encontra-se distribuído por apenas 10 Estados, sendo que mais da metade em somente 5: São Paulo, com 22,27% dos votantes, seguido por Minas Gerais (10,86%), Rio de Janeiro (8,65%), Bahia (7,23%) e Rio Grande do Sul (6,16%).

Na ponta oposta, os menores colégios eleitorais estão em Roraima (0,19%), Amapá (0,29%), Acre (0,33%), Tocantins (0,70%) e Rondônia (0,79%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE