PUBLICIDADE

Termina votação em grande parte do país e começa a apuração

PUBLICIDADE

Em grande parte do país a votação para os cargos políticos mais importantes do país –presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais– já foi encerrada.

Apenas nos Estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Tocantins e parte do Mato Grosso, em que há diferença de fuso horário em relação a Brasília, as votações prosseguem até as 19h (horário de Brasília) –como no caso do Acre–, dependendo da localidade.

O TSE (Tribunal Superior Eleitora) ainda não informou a totalidade de encerramento da votação nos Estados, pois em alguns lugares a votação foi atrasada por problemas com urnas.

A Folha Online acompanhará a apuração dos votos em todos os Estados do país. O site fornecerá on-line os resultados parciais e finais da apuração dos votos para governadores, senadores, deputados federais e estaduais em todo o país.

Os votos para presidente da República serão divulgados após as 19h, quando termina a votação no Acre –cuja diferença de fuso horário é de duas horas.

A expectativa é que o resultado da disputa nos principais Estados saia até as 23h.

Eleitorado

Enquanto o eleitorado brasileiro tem ligeira predominância feminina (51,53%), somente 13,95% dos candidatos são mulheres. Se somente 21,17% do eleitorado está na faixa etária dos 45 aos 59 anos, a quase maioria dos seus candidatos (45,97%, no caso dos homens; 48,58% para as mulheres) se encaixa nesse perfil. Somente 19 candidatos têm idade entre 18 a 20 anos.

O número de eleitores entre 16 e 17 anos, a quem o voto é facultativo, cresceu 39,3% nos últimos quatro anos. Essa faixa etária, que representava 1,92% do total de eleitores, saltou para 2,45% neste ano.

Essa eleição também representa o “triunfo” dos eleitores criados à sombra da democracia e que somente conhecem a ditadura por uma vaga lembrança ou dos livros de história: a faixa etária que concentra o maior número de eleitores está entre os 25 e 34 anos, que representam 23,96% do total e soma 30.174.200 de pessoas.

O que não mudou, ainda, é a concentração geográfica desse eleitorado: quase 80% encontra-se distribuído por apenas 10 Estados, sendo que mais da metade em somente 5: São Paulo, com 22,27% dos votantes, seguido por Minas Gerais (10,86%), Rio de Janeiro (8,65%), Bahia (7,23%) e Rio Grande do Sul (6,16%).

Na ponta oposta, os menores colégios eleitorais estão em Roraima (0,19%), Amapá (0,29%), Acre (0,33%), Tocantins (0,70%) e Rondônia (0,79%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: colisão entre carro e moto em bairro deixa um ferido

A batida entre o furgão utilitário branco e a...

Morre em Santa Catarina pioneiro de Sorriso

O produtor rural Anarolino Ceola, de 89 anos, faleceu,...

Notas do Enem já podem ser consultadas

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Três são socorridos após carro desgovernado atingir carreta no Nortão

O acidente de trânsito envolvendo um GM Meriva prata...
PUBLICIDADE