Fiscais do Ibama de Goiás, em parceria com fiscais da Gerência Executiva de Juína, estiveram na Operação Guardiões Goianos – Varredura, combatendo desmatamento ilegal em Juara, no Nortão, e em cidades vizinhas. Foram vistoriados 200 polígonos de desmatamento, onde foram priorizados aqueles com desmates recentes, de 2007 a 2008, resultando em 121 autuações e embargo de 109 áreas, totalizando uma superfície de 15.298 hectares, com aplicação de multas no valor de R$ 60 milhões. Os fiscais usaram até cavalos para chegar aos locias mais difíceis, além de um helicóptero.
Com relação às atividades irregulares de algumas madeireiras, houve embargos, restrição de atividade, apreensão de maquinários, lacre das empresas em situação irregular e também apreensão de carretas e das madeiras transportadas. De 15 caminhões vistoriados, três foram apreendidos por transporte irregular de madeira, com a apreensão total de 2.069 m³. De 3 madeireiras fiscalizadas foi solicitado o bloqueio do DOF (Documento de Origem Florestal), do Sisflora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais) e a suspensão de registro, licença ou autorização, conforme o Art. 25, do Decreto 6514/08, por beneficiamento de madeiras extraídas ilegalmente da floresta e emissão de documentos falsos.
Paralelamente, foi também realizado um trabalho de educação ambiental com a comunidade escolar, assentados e pequenos produtores rurais, com enfoque nas questões ambientais locais e globais e suas consequências para a vida na terra e também ressaltada a importância das APPs e da Reserva Legal.
A operação iniciou em 23 de abril, terminou em 19 de maio e o balanço foi divulgado ontem e as equipes percorreram 1.500 km a cada dia. Durante um mês, executaram ações de fiscalização no âmbito do Programa de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia – Ppcdam.
(Atualizada às 13:09h)