Patrões e empregados com processos trabalhistas pendentes de pagamento têm até esta sexta-feira, para participar das pautas especiais de tentativa de conciliação da Semana Nacional da Execução Trabalhista.
O evento, que ocorre de 17 a 21 de setembro em todo o país, tem o objetivo solucionar o pagamento da dívida pelos devedores.
Do total de 84.706 processos em tramitação nas varas do trabalho do Estado, até o dia 31 de julho, 44.314 estavam na fase de execução, aguardando o pagamento da dívida. O total representa cerca de 52% de todo o estoque.
A pauta de tentativa de conciliação é uma das ações voltadas a resolver o problema e traz como vantagem a possibilidade do processo ser encerrado por iniciativa dos próprios envolvidos. A medida também evita o bloqueio dos valores na conta corrente do devedor ou mesmo o arresto de bens e posterior venda em leilão, muitas vezes por valores abaixo da avaliação.
De acordo com a assessoria do TRT, a expectativa é que sejam realizadas por dia 45 audiências de tentativa de acordo.
A proposta para resolução amigável pode ser feita diretamente na vara do trabalho onde o processo tramita ou por meio do aplicativo “Quero conciliar”, disponível na página do TRT.