Geral

Termina hoje curso sobre raiva animal em Sinop

Terminam hoje, ao meio-dia, as atividades do curso sobre controle da raiva dos herbívoros, em Sinop. O evento reúne cerca de 50 veterinários e chefes das unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de 40 municípios do Nortão, no Ceprotec.
Entre os municípios participantes estão Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Alta Floresta, Matupá, Juará, Peixoto de Azevedo, Itaúba, Vera, Feliz Natal, Claudia, Juína, Marcelândia, Porto dos Gaúchos e Tapurah.

Os profissionais estão discutindo o programa de controle da doença que ocorre em muitas regiões do Estado. Este ano a regional de Sinop confirmou um foco da raiva animal em uma propriedade no município de Itaúba (100 km de Sinop).

O objetivo é em diminuir a incidência de contaminação, já que o controle não é feito com campanhas de vacinação, como de febre aftosa. Quando os casos são confirmados, a propriedade é isolada e o Indea atua no controle, que é feito com a captura de morcegos hematófagos, principal transmissor, que elimina o vírus pela saliva, quando alimenta-se do sangue dos animais.

O instituto também faz a vacinação no rebanho e, se necessário, em propriedades vizinhas. A raiva animal é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, e pode contaminar o homem. A doença ocorre em rebanhos de ovinos, caprinos, suínos, equinos, asininos, muares e bovinos.