sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Termina amanhã prazo para empresas em Sinop contrarem jovens aprendizes

PUBLICIDADE

Termina amanhã a prorrogação do prazo para as indústrias de Sinop contratarem os jovens incluídos no PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego). Só Notícias apurou que apesar da notificação feita pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e pela prorrogação do prazo apenas 16, das 33, indústrias procuraram o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para efetuar o cadastro dos jovens.

Segundo o técnico de apoio do Senai, Donizete Rúpolo, a instituição já procurou pessoalmente as indústrias restantes mas mesmo assim elas não efetuaram o cadastro. “Nós já fizemos mais do que a nossa parte, afinal temos a única obrigação de ministrar o curso e mesmo assim fomos atráz, procuramos os empresários e a maioria disse que não está contratando por causa da crise. Na verdade eles querem é demitir pessoal e agora têm que admitir, realmente a justificativa deles é de que a situação está muito difícil”, salientou.

Donizete informou ainda que a partir de segunda-feira os próprios servidores da DRT estarão entrando em contato com os empresários. Devido a baixa procura o Senai decidiu prorrogar a data de início do curso, do próximo dia 20 para 11 de julho. “Dessa data também não pode passar, porque temos um prazo para estipular, senão atrasa o curso do ano que vem”, acrescenta.

Como Só Notícias já informou, esse é um programa de aprendizagem industrial que consiste em um curso com cerca de um ano de duração no qual o jovem fica na empresa na condição de estagiário e depois, a empresa decide se ele será efetivado. Ao final do curso o jovem sai capacitado para o mercado de trabalho na área industrial ou comercial em geral. De acordo com a Lei de aprendizagem do MTE, número 10.097 de 19 de dezembro de 2000, todas as indústrias são obrigadas a contratar de 5% a 15%, dependendo do quadro de funcionários, jovens aprendizes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE