PUBLICIDADE

Temporal deixou mais de 13 mil imóveis sem energia em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: reprodução e Drielkson Ribeiro/SBT Sinop)

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica confirmou que o temporal, ontem à tarde, prejudicou 13 mil unidades consumidoras na área urbana e rural do município de Sinop. Mais de 96% dos clientes tiveram os serviços normalizados até o final do dia.

De acordo com a empresa, a combinação de chuva, com descargas elétricas e um elevado número de objetos lançados na rede elétrica por causa do vendaval causou diversos estragos.

Atualmente, a concessionária está trabalhando em modo contingência, quando mais equipes são acionadas para ajudar a restabelecer a energia para estes clientes. Ainda consta que aproximadamente 91% das interrupções foram resolvidas em uma hora.

A empresa também reforçou que em situações de hoje como ontem é recomendado retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas, nunca utilizar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios, não chegar perto de fios caídos.

Também é aconselhado deixar para carregar ou smartphone em outro momento e sempre optar por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios, evitar ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele, não ficar embaixo de árvores ou próximo a torres, e se não for possível se abrigar, agachar-se, com as mãos na nuca e pés juntos.

Outra dica da empresa é que quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas, se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios, além de não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Por fim, a empresa reforça que cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.

Conforme Só Notícias já informou, não houve registro de feridos, mas o temporal foi suficiente para derrubar árvores na avenida dos Ingás e Itaúbas, por exemplo. Em uma empresa revendedora de carros na avenida André Maggi, o vento por muito pouco não arrancou um outdoor.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador encontra jiboia ‘enrolada’ na janela de residência em Alta Floresta

Militares do Corpo de Bombeiros capturaram uma jiboia-constritora (Boa...

Dia D de Vacinação tem 1,5 mil doses de vacinas aplicadas em Sinop

A secretaria Municipal de Saúde confirmou que foram aplicadas...

Casal é socorrido após carro capotar em Colíder

Um Fiat Uno Way branco se envolveu em acidente...
PUBLICIDADE