Queda de temperatura e aumento da umidade são as principais mudanças climática trazidas pela frente fria que chega a Mato Grosso no domingo. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) diz que a massa de ar frio vem da região Sul e Sudeste do país, onde ela estava estacionada devido a altos níveis de pressão.
O fenômeno segue a rota de Oeste para Leste. Então, a região Oeste, que engloba os municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro e Mirassol D”Oeste, o sol deve aparecer entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo deverá estar nublado com chuva isolada a qualquer hora do dia.
A situação deverá espalhar se pelo restante do estado gradualmente, de acordo com a movimentação da frente, que não tem obstáculos e seguirá normalmente o curso. A expectativa é de que em Cuiabá, a temperatura mínima seja de 20º e a máxima de 34º.
A temperatura da capital reduzirá hoje no período noturno. O fenômeno, denominado de friagem, é comum entre os meses de abril a junho.
Amanhã, o centro-leste de Mato Grosso terá sol e poucas nuvens. No região oeste, o sol também deve aparecer entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo deverá estar nublado com chuva isolada a qualquer hora do dia. As temperaturas estarão baixas no sudoeste de Mato Grosso.
Situação semelhante foi vivida pelos mato-grossenses em 30 de abril, quando uma massa de ar frio reduziu a temperatura, que chegou a registrar nos termômetros 13º durante a madrugada.