Em julho foram registrados 1.456 procedimentos administrativos no Procon-MT. O serviço de telefonia fixa ficou em primeiro lugar nas reclamações, de acordo com o banco de dados do órgão. O setor de Serviços Essenciais foi responsável por 519 registros no órgão de defesa do consumidor, sendo 172 para telefonia fixa; 156 para água e esgoto; 99 reclamações para telefonia móvel.
O setor de Produtos teve 367 reclamações, sendo 48 para telefone; 35 eletrônico importado e 28 microcomputador. O setor Financeiros ficou em terceiro lugar com 277 reclamações, com 114 para banco comercial; 67 para cartão de crédito e 26 reclamações referente cartão de loja.
O setor de Serviços Privados com 245 reclamações ficou em quarto lugar, sendo 65 para informática, 52 TV por assinatura e 32 para estabelecimento comercial. O setor de Habitação registrou 21 reclamações no Procon-MT, ocupando assim, o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores de Saúde e Alimentos. Juntos, os dois setores apresentaram 13 reclamações no mês de julho de 2013.