Os técnicos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça (MJ), se reuniram com o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, hoje de manhã, em Cuiabá, para conhecer as ações de segurança relacionadas ao Mundial. Eles estão na capital mato-grossense desde quarta-feira e já visitaram a Arena Pantanal, o Aeroporto Marechal Rondon e o local onde será construído o Fan Fest.
O coordenador-geral de Planejamento Operacional, Olinto Marcelo, e o major Edgar Santos de Jesus, ambos da Sesge/MJ, elogiaram o andamento dos preparativos para a Copa, a começar pelas obras da Arena Pantanal e a localização privilegiada do Fan Fest, espaço de grande concentração de torcedores que ocupará o atual Parque de Exposições da Acrimat. Os técnicos assistiram também a uma apresentação sobre os projetos de Mobilidade Urbana, que foram detalhados pelo assessor técnico da Secopa, o arquiteto Rafael Detoni.
Marcelo citou que Cuiabá está bem adiantada em relação à elaboração do Plano Master de Segurança Pública para a Copa do Mundo, que será finalizado no primeiro semestre de 2012. Outro ponto positivo observado pelos técnicos foi a integração e a cooperação entre todos os órgãos de segurança pública, objetivando sempre que os investimentos no setor também se transformem em legados para a população.
Para Eder Moraes, a presença dos técnicos do Ministério da Justiça é uma oportunidade de compartilhar experiências com especialistas em segurança pública, aprimorando o planejamento que vem sendo elaborado em Mato Grosso. "As avaliações preliminares confirmam que o Governo do Estado, através da Secopa, está conduzindo todos os preparativos de acordo com os padrões exigidos para o maior evento já realizado no país, a começar pela segurança pública que é um requisito prioritário", disse.
Algumas ações de segurança para o Mundial já foram definidas pelo governo de Mato Grosso, como a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de apoio ao Turista, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias.