PUBLICIDADE

TCE estuda normativa visando definir fiscalização das obras da Copa 2014

PUBLICIDADE

Está em trâmite no Tribunal de Contas proposta de resolução normativa objetivando disciplinar a ação de fiscalização da gestão dos recursos públicos estaduais e municipais destinados a Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Mato Grosso. Apresentada pelo presidente Antonio Joaquim, o processo precisa passar pelo crivo de três sessões plenárias, até ser colocado em votação.

O ponto principal consiste em definir uma única relatoria das contas da agência estadual responsável pela execução dos projetos da Copa para o período de 2010 a 2015, evitando assim a troca de relator por conta do sorteio que ocorre todo começo de ano quando da distribuição anual ordinária relativa às contas das organizações estaduais e municipais.

Conforme o conselheiro presidente, por se tratar de um caso especial, e levando-se em consideração as orientações e os entendimentos que já vêm sendo mantidos tanto em âmbito do Congresso Nacional quanto no âmbito do Tribunal de Contas da União, a idéia é centralizar o trabalho em uma relatoria visando procedimento de auditoria concomitante, ou seja, simultânea aos trabalhos realizados pela agência e sem interrupção, de maneira que os serviços de auditoria não tenham que ser reiniciados a cada começo de ano por equipes diferentes.

No caso das obras da Copa 2014, a fiscalização compreenderá contas de um evento total, com data para começo e encerramento. Em decisão anterior, conforme portaria TCE/MT 80/2009, o Tribunal de Contas já tinha instituído uma comissão especial provisória para, em parceria com o TCU, iniciar a fiscalização da aplicação dos recursos. Não se tratava, entretanto, de uma das seis relatorias ordinárias composta por um conselheiro e equipe de auditores como ocorre com as demais contas.

A normativa determina ainda o acesso irrestrito aos canteiros de obras e ambientes de realização dos eventos e/ou atividades da Copa 2014 em mato Grosso durante a sua ocorrência.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...

Mulher salva criança de afogamento e desaparece em rio no Mato Grosso

Uma mulher de 36 anos desapareceu nas margens do...
PUBLICIDADE