PUBLICIDADE

TCE determina que Seduc instale aparelhos de ar-condicionado adquiridos em 2012

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) analisou o relatório sobre a contratação de obras e serviços de engenharia durante o exercício de 2012, sob a responsabilidade do ex-secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes. O processo foi relatado pela conselheira Jaqueline Jacobsen.

Sobre a aquisição de aparelhos de ar-condicionado, a equipe técnica do TCE elaborou relatório com base na análise das respostas dos 357 Conselhos Estaduais de Educação aos questionários, formulados pela instituição, quanto à participação das escolas ao programa de climatização. A Secretaria de Controle Externo apontou que “a Seduc, apesar de ter adquirido 6.704 aparelhos de ar condicionado, conta com apenas 4% das unidades escolares com todas as salas de aula climatizadas”. Assim, o Pleno do TCE-MT entendeu pela aplicação de multa ao ex-gestor e pela determinação para que os aparelhos sejam instalados com urgência, evitando prejuízo ao erário.

Ainda mais, por essa e por outras irregularidades referentes a obras, o Pleno do TCE-MT aplicou multa ao ex-secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, no valor de 130 UPF. Ainda foram feitas determinações que a atual gestão deve cumprir, entre elas, que cobre das empresas contratadas a qualidade nas obras entregues e faça cumprir a garantia de cinco anos.

Durante as licitações deve ocorrer a divisão das obras, serviços e compras o número de parcelas que foram técnica e economicamente viáveis. Em relação aos profissionais envolvidos na execução de obras, a Administração Pública deve exigir a apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente a projeto, execução, supervisão e fiscalização de obras e serviços de engenharia, com indicação do responsável pela elaboração de plantas, orçamento-base, especificações técnicas, composições de custos unitários, cronograma físico financeiro e outras peças técnicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sindicância do CRM apura conduta de médico acusado de matar namorada em Guarantã

Foi instaurada, ontem, sindicância investigativa pelo Conselho Regional de...

SINE divulga mais de 90 vagas de emprego em Lucas do Rio Verde

As empresas no município iniciam a semana admitindo 95...
PUBLICIDADE