PUBLICIDADE

TCE destaca transformação da AGE em Controladoria Geral do Estado

PUBLICIDADE

O procurador-geral de Contas do Estado de Mato Grosso, William de Almeida Brito Júnior, destacou, na sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ontem, a transformação da Auditoria Geral do Estado (AGE) em Controladoria Geral do Estado (CGE). “Foi uma atividade louvável e corajosa do governador Silval Barbosa de fortalecer o controle interno do Executivo Estadual”, disse ele.

Brito argumentou ainda que o órgão é atualmente referência nacional em controle interno. “A CGE faz tanto o trabalho de controle interno, de preventivamente auxiliar os secretários de Estado na tomada de decisão, quanto executa auditorias necessárias. Também coordena a parte de Corregedoria em todo o Poder Executivo, tem o papel de Ouvidoria e estímulo à transparência na gestão pública.”
                                       
Na sessão, o presidente do TCE, conselheiro Waldir Teis, destacou o livro “Direito Administrativo Disciplinar: Planejamento da Instrução e Resolução de Incidentes”, escrito pela secretária-adjunta de Auditoria da CGE, Cristiane Laura de Souza, em coautoria com o renomado professor Léo da Silva Alves, referência nacional e internacional em Direito Disciplinar.
                                     
Teis disse que a publicação passa a integrar o acervo jurídico e histórico do TCE. “O livro materializa a experiência bem desempenhada nas atividades de controle interno no Poder Executivo Estadual”, comentou.
                                  
O grande diferencial do livro é a exposição de ferramentas de planejamento processual, em formato passo a passo e baseadas em técnicas de auditoria e de administração, para facilitar a realização de um processo administrativo disciplinar, da análise da portaria inaugural à elaboração de relatório sobre o trabalho (provas produzidas, contraditório e conclusão da comissão).
                                            
O livro é direcionado aos servidores atuantes em atividades de correição (Corrregedorias, Unidades Setoriais de Correição e Comissões Processantes) e baseia-se na gestão voltada para a qualidade total dos serviços públicos, fundamento da atividade de Corregedoria no Governo de Mato Grosso.
                   
Planejamento estratégico – O secretário-controlador esteve na sessão ordinária para entregar à Corte de Contas o planejamento estratégico da CGE para o período 2015-2019 e o plano de providências das contas de Governo do exercício de 2013. O plano de providências elenca as ações executadas ou em implementação para atender as recomendações do TCE, bem como os prazos e respectivos responsáveis por cada uma delas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE