sexta-feira, 7/novembro/2025
PUBLICIDADE

TCE atualiza medidas de fiscalizações em auditorias

PUBLICIDADE

A reunião ordinária do Comitê Técnico do Tribunal de Contas de Mato Grosso que ocorreu, ontem, atualizou e uniformizou procedimentos de auditoria das Secretarias de Controle Externo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Controle Externo, Volmar Bucco, o TCE-MT tem aprimorado sua atuação definindo focos.

"Exemplo disso é a Matriz de Risco que foi aprovada na reunião", explicou Volmar Bucco. A matriz de risco é uma ferramenta de auxílio no planejamento das auditorias das secretarias de controle externo e possibilita ao TCE-MT agir de forma pontual nas auditorias. É direcionada maior atenção aos fiscalizados que apresentarem pontuações de maior risco.

Além disso, os modelos para relatórios de auditoria e das unidades de Controle Interno foram atualizados com definição de novos ítens. No caso do Controle Interno, esta padronização vai auxiliar e dar ferramentas aos profissionais da área para sua atuação junto à administração municipal. "Esta decisão vai ao encontro de um dos objetivos do Plano Estratégico, que é o fortalecimento do controle interno", contou o secretário.

Outro ponto que vai facilitar e aprimorar a gestão pública, diz respeito às orientações normativas que definiram diretrizes de auditoria no cálculo da execução orçamentária.

A digitalização de documentos agora passa a ser no momento do recebimento. "No protocolo, todos os documentos recebidos serão digitalizados e armazenados no Banco de Dados na mesma hora e devolvidos imediatamente ao jurisdicionado", disse Bucco.

A próxima reunião do Comitê Técnico está marcada para o dia 6 de junho quando serão realizadas as revisões de consultas formais e a aprovação de regras e diretrizes para o controle simultâneo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE