PUBLICIDADE

Taxistas fazem carreata e orientam usuários sobre novas normas em Sinop

PUBLICIDADE

Cerca de 50 taxistas fizeram hoje pela manhã, uma carreata pela avenida principal (Júlio Campos) da cidade, prosseguindo as atividades programadas para a ‘semana municipal de trânsito’. O movimento foi escoltado pela Guarda Municipal. O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Hedvaldo Costa, passou, durante o trajeto, dicas sobre a regulamentação e benefícios que o tipo de transporte de passageiros padronizado pode trazer à sociedade.

Muitos que estavam nos comércios e até mesmo nos passeios públicos pararam para observar e ouvir. Algumas pessoas chegaram a revelar não conhecer cercas normativas, a existência de um sindicato da categoria (Sinditáxi), ou ainda, que a frota está toda padronizada e equipada com taxímetros.

A frota de táxi de Sinop, estimada em 50 carros, vem sendo padronizada de forma gradativa e, hoje, já é possível contar com 100% dos veículos circulando de forma igualitária. A padronização consiste em pintura branca com faixa lateral azul, a bandeira do município, o número do carro e, o mais importante dos itens, o taxímetro.

A bandeirada, estabelecida em comum acordo entre Secretaria de Trânsit) e Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), foi fixada em R$5,50 (bandeira 01) com acréscimo de 25% na bandeira 02. A bandeira 01 é cobrada em dias normais até às 18h. Já a bandeira 02 é utilizada no transporte de passageiros a partir das 18h, fora do perímetro urbano, em feriados e em finais de semana.

Segundo o secretário de Trânsito, a organização visou dar maior segurança ao passageiro e usuário dos táxis do município. “Qualquer passageiro que quiser fazer reclamação por algum tipo de insatisfação, terá uma referência. O número do táxi que tomou”, esclareceu.

O secretário lembrou, ainda, que além desse objetivo, também há a questão que a reorganização da classe traz mais conforto ao passageiro. De acordo com ele, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) reconhece o táxi como sendo um transporte seguro para todo tipo de passageiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE