PUBLICIDADE

Tarso sinaliza que Lula irá para debates com Alckmin

PUBLICIDADE

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) reconheceu que a eleição presidencial será definida no segundo turno e sinalizou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar dos debates eleitorais com o tucano Geraldo Alckmin (PSDB). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o novo pleito para o próximo dia 29 de outubro.

“No segundo turno, vai ter oportunidade de discutir programas e o futuro. São duas posições de governo nítidas: uma do governo atual e outra de um governo que já esteve no poder por oito anos. Agora haverá muito debate e não será debate desigual de três contra um”, disse.

Pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas no sábado, já indicavam essa possibilidade. Segundo ele, faltou pouco para o petista Luiz Inácio Lula da Silva vencer no primeiro turno.

Tarso disse ainda que o presidente está “honrado” com a votação que recebeu e, no segundo turno, irá demonstrar que sua proposta “não só é a melhor para o país, como será no futuro”, disse. “A votação do presidente Lula foi espetacular, faltou um pouquinho para ganhar a eleição no primeiro turno. Mas vamos para o segundo turno discutir o futuro do país, discutir um programa”, disse Genro.

Na opinião de Genro, houve um “cerco político muito grande” contra a candidatura de Lula. Segundo ele, Lula não ganhou no primeiro turno “porque não chegou a 50% dos votos [válidos].”

Segundo turno

Os eleitores brasileiros voltam às urnas no próximo dia 29. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 48,79% dos votos e não conseguiu encerrar as eleições neste domingo. Com 98,06% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, recebeu 41,43% dos votos e vai ser o adversário de Lula no próximo turno das eleições 2006.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, teve 6,85% dos votos, enquanto o representante do PDT, Cristovam Buarque, recebeu 2,67%. O TSE registrou 2,73% de votos em branco e 5,7% de votos nulos.

O quadro repete as eleições de 2002, quando Lula também enfrentou um tucano em dois turnos: o ex-ministro da Saúde José Serra (que venceu hoje a eleição para governador de São Paulo). No primeiro turno da eleição de 2002, Lula teve 46,44% dos votos contra 23,20% de Serra e o derrotou no segundo turno com 61,27% dos votos ante 38,73% do tucano.

Até a penúltima pesquisa divulgada pelo Datafolha, no dia 27 de outubro, Lula tinha 53% dos votos válidos e Alckmin, 35%. Levantamento divulgado ontem pelo instituto, entretanto, já indicava a possibilidade de segundo turno, com o petista aparecendo com 50% dos votos válidos e o tucano, com 38%.

Para que um candidato seja eleito sem a necessidade de realização de um segundo turno, ele precisa ter 50% mais um dos votos válidos. Pesquisa do Ibope e do Vox Populi, também divulgadas ontem, apontaram a mesma tendência do levantamento do Datafolha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE