A partir do próximo domingo (23), quem faz passeios dentro de Mato Grosso utilizando o transporte turístico e vans que são fretadas para este fim pagará mais caro pelos serviços. O reajuste de 9.04% sobre o quilômetro rodado, foi aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) nesta quarta-feira (19). A medida vale para os veículos que são cadastrados junto à Ager e circulam em todo o Estado. Não foi divulgado quantos veículos neste segmento estão hoje autorizados a atuar.
A diretoria colegiada da Ager aprovou o reajuste referente ao ano de 2013 considerando a necessidade de manter o equilíbrio financeiro da concessionária, conforme determina o contrato de concessão suportado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2007, entre governo do Estado, Agência Reguladora e Ministério Público Estadual (MPE).
Para conceder o reajuste, a Coordenadoria Reguladora de Estudos Econômicos observou os preços dos insumos e custos operacionais apresentados pelas empresas e pesquisados junto aos fornecedores do setor. Assim, os novos coeficientes tarifários passam a ser de 0,237163, para Piso 1 (asfalto) e de 0,327285 para Piso 2 (terra), por quilômetro rodado.
A sessão regulatória também autorizou o reajuste da tarifa do transporte intermunicipal de passageiros do ano de 2012, em 4,79%. A revisão foi solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso (Setromat), há quase 2 anos. O sindicato impetrou um recurso reivindicando 11,33% de aumento, apontando equívocos nos índices de correção de alguns insumos que compõem a planilha, como os preços do veículo novo e do combustível. Com o percentual, o coeficiente tarifário no Piso 1 passa a ser de 0,188966 e no Piso 2 de 0,260774 por quilômetro rodado.