domingo, 12/maio/2024
PUBLICIDADE

Taques abre Feira do Pantanal com autoridades do Brasil e da Zicosur

PUBLICIDADE

Depois de oito anos sem ser realizada, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal foi aberta oficialmente, hoje, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Mais de 100 mil pessoas devem passar pelo evento, que segue até domingo (24) e deve movimentar R$ 10 milhões em negócios.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades mato-grossenses, de estados do Brasil Central e de países que compõem a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur): Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, além de China e México.

A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, pontuou que a reedição da FIT foi uma missão dada pelo governador Pedro Taques no ano passado e que hoje se concretiza. “Temos o propósito de fazer com que o turismo mato-grossense se desenvolva como um pilar econômico e a realização da FIT faz parte deste trabalho de divulgação do nosso potencial turístico. Estamos unidos com o Trade Turístico neste sentido. Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso recebe a todos de braços abertos”.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, afirmou que é importante para Cuiabá a reedição da feira. “Cuiabá é a capital e a porta de entrada para as inúmeras potencialidades turísticas que o Estado oferece. Em tempos em que tanto se fala de crise, estamos virando a página e buscando ações para superá-la, como por exemplo, investindo no turismo”.

Representando os governadores do Brasil Central, o governador de Goiás, Marconi Perilo, discorreu sobre a integração dos estados da região na divulgação dos potenciais turísticos. “Nossos estados concentram juntos três ecossistemas, sendo o Cerrado, Pantanal e Amazônia e neste sentido Mato Grosso é o que melhor representa esta diversidade. Estamos nos integrando a Mato Grosso para potencializar a divulgação dos nossos atrativos”.

O governador do Departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Ruben Aguilera, falou da integração entre as regiões para fomentar o turismo pelo Oeste do continente americano. “Estamos tão perto e muitas vezes tão longe. Esta integração é de suma importância. É uma oportunidade preciosa. Agradeço ao governador Pedro Taques pelo convite e pela oportunidade de discutir ações em conjunto”.

O presidente do Zicorsur, Valetin Valenza, do Chile, disse estar lisonjeado com a oportunidade de participar de uma feira tão importante para o turismo mundial. “Vejo este evento de grande importância não só para a América Latina, mas para o mundo, já que concentra belezas que atraem os olhos de todos os cantos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE