O coordenador técnico do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura) em Mato Grosso, Sérgio Magalhães acaba de informar que a recuperação da BR-163 entre Sinop e Santa Helena não tem data certa para começar. “Deve ser nos próximos dias. É preciso resolver algumas questões burocráticas do processo licitatório para começar a manutenção”, disse Magalhães.
Inicialmente será feita a manutenção seguida de tapa-buracos. É, na prática, um trabalho paliativo. A recuperação ideal deve começar após o periodo chuvoso. Já está definida a empresa que vai trabalhar nesse trecho: Geosolo (a mesma que fez tapa-buracos Sinop/Sorriso).
Estão destinados para essa primeira etapa de recuperação R$1,6 milhão. Magalhães também criticou as empresas de transporte que estão com excesso do peso de mercadorias transportadas em carretas e caminhões. Ele deixou claro que esse é um dos motivos principais que causam estragos nas rodovias.
O prefeito de SInop, Nilson Leitão, diexou claro na reunião que se o órgão não arrumar a rodovia dentro de 10 dias estará liderabndo manifesto para bloquear o tráfego. “A responsabilidade de arrumar a 163 é do Governo Federal, que fica com 86% da receita dos impostos e não do Município. Cobramos, reivindicamos e hoje recebemos a equipe do DNIT que está fazendo sua parte. Só que, se a direção não resolver logo este problema burocrático, vamos aderir – mesmo sendo contrários a nossa filosofia- a manifestação de empresários para bloquear o tráfego na BR-163”, disse o prefeito.
Magalhães e os assessores técnicos de engenharia do DNIT reuniram-se, na prefeitura de Sinop com o prefeito Nilson Leitão, o vice-prefeito Aparecido Granja, o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) Afonso Teschima, o presidente da Associação Comercial e Industrial Luiz Otávio Carvalho, o presidente do Sindicato Rural Antônio Sérgio Rossani, o presidente da APA (Associação dos Produtores de Arroz)Angelo Maronezzi e os vereadores Chicão do Varejão, Cleuza Navarini, Sinéia Abreu e Gilson de Oliveira, além de diretores de empresas de transportes e secretários municipais.