PUBLICIDADE

Tangará sedia etapa da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública

PUBLICIDADE

Mais uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública (Conseg) iniciou hoje pela manhã, em Tangará da Serra. O evento reúne, no Centro de Formação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), representantes da sociedade civil, do Executivo, de Sindicatos, associações, clubes de serviços e dos órgãos de segurança pública.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ressaltou a importância da participação dos municípios na discussão dos eixos temáticos e formulação de propostas que vão orientar a construção de um novo modelo de segurança pública. “As questões que são discutidas e decididas vão atingir a todos, por isso é importante abrir esse debate para os principais polos do Estado”, disse. “Os municípios sabem de suas necessidades e vão discutir as questões da realidade local, mais importante para área de Segurança Pública”.

Curado destacou ainda a necessidade de sair do modelo ortodoxo de segurança baseado na aquisição de viaturas e armas e pensar em ações preventivas para o combate da criminalidade. “Precisamos trabalhar de forma mais contundente a prevenção e a conferência abre possibilidades para criação de novas políticas voltadas ao preventivo”, frisou.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consegur) Valdemar Manrich, espera contemplar o município de Tangará da Serra e as 16 cidades da região, com algumas das ações consolidadas nos princípios e diretrizes. “Esse é um momento histórico. Que os delegados eleitos defenda e aprove a Conferência Estadual para a Nacional”, disse.

A etapa municipal antecede a realização da Conferência Estadual, programada para os dias 18, 19 e 20 de junho, em Cuiabá, e a realização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que acontece no mês de agosto, em Brasília. A 1ª Conseg tem como objetivo geral definir princípios e diretrizes orientadoras da política nacional de segurança pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental.

Para o prefeito municipal em exercício, José Pereira Filho, a conferência tem um poder de resposta muito grande, pois em sua avaliação, é fruto de uma angústia dos poderes constituídos e da sociedade civil. “Segurança pública se faz com participação da sociedade. Que dessa conferência saiam documentos para amenizar a insegurança geral”, complementou o delegado regional da Polícia Judiciária Civil, Aldo Silva da Costa.

Participaram também da abertura da conferência, o secretário adjunto de Segurança, coronel Antônio Moraes, o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, delegados da região, vereadores, representantes da Ordem dos Advogados, do Ministério Público, do Poder Judiciário, policiais militares e civis.

Tangará da Serra, que completa 33 anos, no próximo dia 13, será contemplada com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) municipal. O decreto que a autoriza a instalação do GGI foi assassinado pelo secretário Diógenes Curado e o prefeito municipal em exercício, José Pereira Filho.

A região de Tangará da Serra já conta com o GGI regional e agora as políticas de segurança do município passam a ser desenvolvidas de forma conjunta, onde poder público e sociedade civil contribuem diretamente, por meio do GGI municipal que deverá promover reuniões mensais.

A municipalização dos GGIs integram as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça. Com um gabinete municipal, as cidades podem inserir projetos e pleitear diretamente recursos do Pronasci para ações de segurança.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam filhote de cachorro que ficou preso em bueiro em MT

Bombeiros militares resgatara hoje um um filhote de cachorro...

Lançada licitação para construção de estações do ‘ônibus rápido’ em MT; R$ 68 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) lançou...

Garimpeiro sofre queda durante deslizamento e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Rodrigo da Silva Santana, de...
PUBLICIDADE