Aproximadamente 500 mudas de árvores de diferentes espécies deverão ser plantadas, neste domingo, no distrito de Triângulo, em Tangará da Serra. A ação faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido desde 2011 e que pretende promover a recuperação ambiental e reflorestamento da localidade, que tem mais de 30 anos e que já foi considerada área de boa produção.
Conforme responsáveis pela organização do projeto, a localidade enfrenta atualmente graves dificuldades, principalmente em função da exploração intensa do solo e da degradação da principal fonte aquática daquela região, o rio Corta Vara. Um relatório foi elaborado apontando as necessidades da área.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ander Santos, a localidade deixou de ser produtor em potencial há pelo menos dez anos, devido ao desequilíbrio ambiental. “Com a constante gradiação o solo ficou exposto ao tempo. O assoreamento pela retirada da mata ciliar e das encostas fez o rio secar já que houve a diminuição da penetração da água”, explicou.
As mudas que serão plantadas no domingo foram doadas pelo executivo, que fará o acompanhamento do processo de reflorestamento.