As 12 companhias do Corpo de Bombeiros Militar do interior de Mato Grosso estão recebendo, aos poucos, as novas viaturas adquiridas para a instituição pelo Governo do Estado. O município de Rondonópolis já recebeu uma Auto Bomba Tanque e um Auto Hidro Químico, e deve receber, até o final deste mês, uma das autoescadas Magirus, de 55 metros de alcance.
Barra do Garças recebeu uma viatura de combate a incêndio – Auto Busca e Salvamento Leve – com capacidade para dois mil litros d"água. Já as cidades de Sinop e Tangará da Serra receberam uma viatura Auto Bomba Tanque, cada uma, com capacidade para cinco mil litros.
Os demais municípios como Campo Verde, Pontes e Lacerda, Cáceres, Primavera do Leste, Sorriso, Nova Xavantina e Alta Floresta foram contemplados com viaturas revitalizadas – veículos antigos que foram reformados com ajustes mecânicos e de funilaria, tais como Auto Comando de Área, Auto Busca e Salvamento Leve e Auto Bomba Tanque.
Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, foi realizado um estudo técnico nos municípios que receberam os veículos adquiridos pelo Governo. "Foram analisados, principalmente, os números de ocorrências de incêndio", disse.
Ainda de acordo com o comandante, as viaturas que estavam nos municípios citados foram remanejadas para outras cidades que contam com companhia do Corpo de Bombeiros buscando atender dessa forma todas as unidades da corporação. "Os equipamentos que tínhamos nas companhias eram muito antigos, e Mato Grosso cresceu muito, os municípios estão se verticalizando, e precisávamos acompanhar essas mudanças para dar um suporte melhor à população", observou.
A chegada dos novos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado atende a inúmeras cobranças da população mato-grossense, que reivindicava o devido reaparelhamento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso para suprir a demanda e as necessidades do crescente desenvolvimento do Estado.