O diretor do SAMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto- Wesley Lopes confirmou, hoje, que está mantido o estado de emergência e que a orientação para moradores é economiar ao máximo. "Está proibido lavar calçadas, lavar áreas ainda que internas ou janelas. A água que temos é para o uso essencial, das necessidades essenciais. Enquanto não voltar a chover bastante, precisamos manter o uso racional. Utilizar esta água que está na sua caixa d’ água hoje como se fosse a última. Não que será, mas use com este pensamento. Este é o momento que estamos vivendo e pedimos a compreensão da população”, disse, em entrevista coletiva. O diretor anunciou que a fiscalização vai aumentar e haverá punições para quem desrespeitar.
As equipes da autarquia já estão perfurando o 3º poço artesiano. “Estamos trazendo água com caminhões pipa da Defesa Civil e locados, do (rio) Sepotuba. Não resolve o problema, mas reduz o impacto com relação ao volume de água. E com relação a normalização, retomada do abastecimento, só se dará efetivamente com a chegada do período chuvoso. Tivemos uma boa chuva, que foi de 63 mm quarta-feira. E neste período de 5 a 6 dias conseguimos abastecer a cidade. Mas hoje estamos em situação crítica de novo. Estamos usando bombeamento dos córregos Estaca e Russo, as represas que estão acima também estão sendo bombeadas e também este volume do Sepotuba está contribuindo. Com este acréscimo esperamos que no mínimo a cada dia ou a cada dois dias possamos mandar água para toda a cidade.
A justiça determinou que não seja cobrada a conta no período em que não houve abastecimento, permitindo, no entanto que seja cobrada taxa mínima de todos. O diretor também explicou que o desconto de 25% em todas as contas visa não penalizar cidadãos que já pagam a taxa mínima normalmente, já que 50% da população normalmente pagam taxa mínima. “Estes 50% são famílias de baixa renda e os cidadãos conscientes que gastam pouca água. Aplicando esta decisão, entendemos que estes 50% dos consumidores vão continuar pagando a taxa mínima conforme estabelece a liminar. Entendendo ser uma questão de justiça, resolvemos dar um desconto na fatura de água neste período, de 25% para todos, inclusive os de taxa mínima", disse, à Rádio Pioneira.