segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Tangará da Serra mantém estado de emergência por falta de água

PUBLICIDADE

O diretor do SAMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto-  Wesley Lopes confirmou, hoje, que está mantido o estado de emergência e que a orientação para moradores é economiar ao máximo. "Está proibido lavar calçadas, lavar áreas ainda que internas ou janelas. A água que temos é para o uso essencial, das necessidades essenciais. Enquanto não voltar a chover bastante, precisamos manter o uso racional. Utilizar esta água que está na sua caixa d’ água hoje como se fosse a última. Não que será, mas use com este pensamento. Este é o momento que estamos vivendo e pedimos a compreensão da população”, disse, em entrevista coletiva. O diretor anunciou que a fiscalização vai aumentar e haverá punições para quem desrespeitar.

As equipes da autarquia já estão perfurando o 3º poço artesiano. “Estamos trazendo água com caminhões pipa da Defesa Civil e locados, do (rio) Sepotuba. Não resolve o problema, mas reduz o impacto com relação ao volume de água. E com relação a normalização, retomada do abastecimento, só se dará efetivamente com a chegada do período chuvoso. Tivemos uma boa chuva, que foi de 63 mm quarta-feira. E neste período de 5 a 6 dias conseguimos abastecer a cidade. Mas hoje estamos em situação crítica de novo. Estamos usando bombeamento dos córregos Estaca e Russo, as represas que estão acima também estão sendo bombeadas e também este volume do Sepotuba está contribuindo. Com este acréscimo esperamos que no mínimo a cada dia ou a cada dois dias possamos mandar água para toda a cidade.

A justiça determinou que não seja cobrada a conta no período em que não houve abastecimento, permitindo, no entanto que seja cobrada taxa mínima de todos. O diretor também explicou que o desconto de 25% em todas as contas visa não penalizar cidadãos que já pagam a taxa mínima normalmente, já que 50% da população normalmente pagam taxa mínima. “Estes 50% são famílias de baixa renda e os cidadãos conscientes que gastam pouca água. Aplicando esta decisão, entendemos que estes 50% dos consumidores vão continuar pagando a taxa mínima conforme estabelece a liminar. Entendendo ser uma questão de justiça, resolvemos dar um desconto na fatura de água neste período, de 25% para todos, inclusive os de taxa mínima", disse, à Rádio Pioneira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE