Uma operação realizada pela Diretoria de Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), apreendeu ontem cerca de 50 quilos de peixes fora da medida. Durante a operação realizada no rio Teles Pires, foram apreendidos também espinheis, varas, molinete, redes e duas espingardas.
De acordo com a diretora Karen Gomes foram emitidos autos de infração e apreensão e o infrator não possuía carteira de pesca. Durante a operação também foram apreendidas duas balsas de garimpeiros, que não possuíam licença.
As ações de fiscalização da pesca têm como principal objetivo coibir as atividades consideradas ilegais. Karen Gomes ressalta que para que não haja problemas, os pescadores devem estar cadastrados junto à Sema por meio da Carteira de Pescador. “Os pescadores, tanto amador como profissionais, devem respeitar as exigências legais como não usar apetrechos predatórios, pescar e transportar somente a cota permitida e não capturar peixes abaixo da medida mínima exigida”.
Também na região do rio Arinos foram apreendidos esta semana, 563 quilos de matrinchã, duas armas longas de caça, calibre 28 e 30 munições. De acordo com coordenador de Fiscalização de Pesca, Marcelo Antônio Costa Cardoso as armas foram depositadas na Delegacia da Polícia Civil de Diamantino.
O pescado foi apreendido próximo a cidade de São José do Rio Claro. O pescado iria ser comercializado no Mercado do Porto, em Cuiabá. Sudário Rodrigues do Carmo, que transportava o pescado irá responder administrativamente por não possuir Guia de Transito e Comercialização do Pescado e, por transporte de quantidade acima da cota permitida por lei.