O tamanduá-bandeira resgatado por uma equipe da Defesa Civil de Cuiabá, na manhã de terça-feira, com graves lesões foi encaminhado para o Batalhão Ambiental em Várzea Grande. O animal, com o corpo todo queimado, foi encontrado na Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251, durante uma operação de combate às queimadas na região do Coxipó do Ouro, próximo à comunidade do Bandeira.
Segundo os agentes que participaram da operação, as lesões são graves e o animal tem pouca chance de sobreviver. Mesmo assim, o tamanduá foi socorrido e levado para a sede da Defesa Civil, de onde foi encaminhado ao Batalhão Ambiental. Não foram divulgadas informações posteriores sobre o animal.
De acordo com a Defesa Civil, nos últimos dias, a região tem sido atingida por vários focos de incêndio em vegetação. Na segunda-feira (20), os agentes atenderam, em apoio ao Corpo de Bombeiros, a ocorrências nas proximidades da Rodovia Emanuel Pinheiro.
Ao todo já foram registrados no órgão 681 ocorrências. Desse total 568 só de incêndios em vegetação, 56 de corte de árvores e 57 de resgate de animais, de acordo com os números desta terça-feira.