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Susto em Congonhas: avião derrapa na pista e 3 ficam feridos

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Um avião de pequeno porte com três tripulantes derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas às 14h36 da tarde desta quarta-feira, 3. O avião de modelo King Air, prefixo PT-PAC, tentava abortar a decolagem da pista principal de Congonhas. A aeronave derrapou na pista e bateu na mureta de proteção do aeroporto. A pista ficou fechada até às 16h16 para pousos e decolagens. Três tripulantes que estavam na aeronave foram encaminhados para um hospital, um deles teve escoriações.

O bico do avião bateu no muro de proteção do aeroporto, em cima do logo da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), próximo à Avenida Washington Luís. A aeronave pertence à Ultrafarma, segundo a assessoria da Infraero. A pista teve que ficar fechada para pousos e decolagens pois houve vazamento de combustível na pista e havia risco de explosão.

O avião, que tinha como destino São José do Rio Preto, interior do Estado, transportava três pessoas, que foram retiradas da aeronave e não tiveram ferimentos. As causas da falha na decolagem estão sendo apuradas. Às 15 horas, Congonhas tinha dois vôos atrasados e um havia sido cancelado, segundo informações do site Infraero. Por volta das 15h40, a pista auxiliar de Congonhas já havia sido liberada.

O histórico de aeronaves que derrapam provocando problemas no Aeroporto de Congonhas é grande. Alguns deram origem à tragédias, como aconteceu com o vôo da TAM em julho do ano passado, e outros deram apenas um susto nos passageiros e população. O que quase todos têm em comum é uma coisa: a pista molhada.

Em janeiro de 2003, o jatinho do deputado Waldemar Costa Neto derrapou na cabeceira do aeroporto e caiu na rua. Cerca de um ano depois, em março, outro jatinho perdeu a direção e parou em buraco na cabeceira de Congonhas.

Alguns anos mais tarde, em março de 2006, um avião da BRA pousou na pista molhada de Congonhas. A aeronave perdeu o controle, ziguezagueou e invadiu o gramado que beira o fim da pista. Por poucos metros, acabou não caindo na Avenida Washington Luis. Os 115 passageiros que vinham de Salvador (BA) não tiveram ferimentos.

Em outubro do mesmo ano, um Boeing 737-300 da Gol, vindo de Cuiabá com 122 passageiros e 6 tripulantes, deslizou para o lado direito e parou no canteiro, entre a pista principal e a auxiliar, por causa do excesso de água no piso. A pista de Congonhas ficou fechado por cerca de uma hora, dias após o acidente com outra aeronave da Gol, que deixou 154 mortos. Neste acidente, ninguém ficou ferido.

Cerca de um mês depois, um jato particular derrapou na pista sem deixar feridos. Mas a pista principal do aeroporto ficou fechada por quase uma hora, o que, com o caos aéreo que o País vivia, causou atrasos nos vôos durante todo o dia em Congonhas.

No início de 2007, os 130 passageiros do vôo 2438 da Varig, passaram por um susto, quando o avião aterrissava em Congonhas. O piloto foi obrigado a fazer uma freada brusca devido ao alagamento da pista principal. Após o incidente, narrado pela Aeronáutica como uma simples derrapagem do Boeing 737-300, a pista foi interditada por uma hora para vistoria.

No dia 16 de julho daquele ano, primeiro dia de chuva constante em São Paulo após a entrega da reforma da pista principal do Aeroporto de Congonhas, um avião modelo ATR-42, da empresa Pantanal, derrapou e foi parar na grama. As operações foram interrompidas por 20 minutos no local. Ninguém ficou ferido e, depois, ficou constatado que o acidente ocorreu por conta do excesso de água na pista.

Um dia depois, um Airbus A320 da TAM não conseguiu parar, atravessou a pista e a Avenida Washington Luiz e bateu em um prédio da companhia aérea e em um posto de gasolina do outro lado da avenida. O acidente, com 199 mortos, foi o maior da aviação brasileira e agravou a crise aérea.

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