Foi sancionada esta semana a lei n° 9.130 que dá nova redação a um artigo da Lei da Pesca, de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PR), permitindo a partir de agora a utilização de tablados nos rios de Mato Grosso. A mudança foi sugerida pelo próprio parlamentar após ouvir as reivindicações em vários municípios que vivem economicamente do turismo da pesca.
"Observamos que nas cidades de Mato Grosso onde a pescaria é o forte do turismo o uso dos tablados é fundamental para fomentar esta atividade", alegou Sérgio Ricardo alertando a Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que suspenda qualquer ação no estado que vise à retirada dos tablados. "A lei foi sancionada pelo governador Blairo Maggi permitindo o uso destas plataformas", ressaltou o deputado.
Sérgio Ricardo, no entanto, afirmou que existem alguns abusos cometidos pelos proprietários dos tablados que também precisam ser combatidos. "Muitos não deixam que o pescador de canoa se aproxime dos tablados. Isso é um absurdo. O rio não é propriedade de ninguém", disse.
A regulamentação do uso dos tablados será determinada a partir de estudos e pareceres aprovados pelo Cepesca – Conselho Estadual da Pesca.