domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Supremo autoriza envio de cópia de inquérito da Operação Furacão para STJ e CNJ

PUBLICIDADE

O plentário do Supremo Tribunal Federal (STF), que preside parte do inquérito que acompanha a Operação Furacão, decidiu por maioria – 10 votos a um – autorizar o envio de cópia das investigações sigilosas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ambos os órgãos haviam solicitado informações sobre o caso por meio de requerimentos. As investigações da Polícia Federal, feitas com autorização do STF, prendeu 25 pessoas acusadas de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O grupo obtinha liminares judiciais para o funcionamento de bingos no Rio de Janeiro.

O ministro Cezar Peluso, segundo nota oficial, foi o relator do requerimento e defendeu o envio desde que seja resguardado o segredo de Justiça do caso. Todos os demais ministros seguiram o voto do ministro, com exceção do ministro Marco Aurélio Melo, que enfatizou que as interceptações telefônicas foram feitas a pedido do STF e não poderiam ser usadas por nenhum outro órgão para constituir novos processos penais.

“O tribunal admitiu que pode haver a transferência [de informações] de forma linear. Não levou em conta a condição de se haver o envolvimento ou não de magistrados. A tese estabelecida foi única, ou seja, a quebra do sigilo das comunicações telefônicas pode ser estendida a um processo administrativo”, explicou o ministro Marco Aurélio Melo em entrevista à imprensa após a decisão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE