Cerca de 400 jovens estão na lista de espera do Projeto social “Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social”, realizado no município de Sinop, pelo 3° Comando Regional da Polícia Militar. O Projeto atende aproximadamente 75 alunos de escolas municipais e estaduais por ano, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O desenvolvimento e formação dos participantes é grande atrativo para aumento da procura por vagas. Diversas atividades extracurriculares, além do aprendizado das técnicas de plantio e cultivo de hortaliças, são os principais assuntos abordados pelos pais que buscam por uma vaga para seus filhos. Como explica o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Sinop, Major MarioWillian.
“São os próprios pais que procuram inserir seus filhos no projeto para buscar a mudança de comportamento, já que nas aulas são ministradas por militares e os ensinamentos serão levados por toda vida, como respeito e disciplina.”
Como são realizadas as vagas
O projeto é destinado a crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A Secretaria de Educação seleciona escolas que apresentam alunos como menor rendimento escolar e com menor aproveitamento disciplinar.Posteriormente encaminham para inserção no projeto
As aulas ocorrem de segunda a sexta, nos período matutino e vespertino.
Vinicius Ferreira Mohr, estudante do 2º ano do ensino médio, relatou a importância de ter participado do projeto. “Sou muito grato por participar, aprendi vários ensinamentos para a vida profissional como o curso de administração e na vida pessoal o respeito e disciplina passada pelos militares”
A coordenadora do projeto Jeth Jeanne, destacou o sucesso do projeto. “Percebemos que muitos alunos não tinham opção do que fazer depois da aula, muitas vezes eles ficavam na rua e agora estão recebendo orientações e cada dia que passa mais crianças querem participar.”
As informações são da assessoira.