PUBLICIDADE

STJ suspende demarcação que ampliaria terra indígena no Nortão

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal de Justiça suspendeu o ato de demarcação que visava ampliar a reserva indígena Kayabi, localizada entre os municípios de Apiacás (vizinho de Alta Floresta) e Jacareacanga (PA). A decisão foi concedida ontem e atendeu a um recurso protocolado pelo advogado João Agripino Maia, que defende os proprietários de terras na região. Eles seriam os principais prejudicados com o aumento da área indígena que passaria de 117 mil hectares para 1.053 milhão de hectares.

A demarcação estava marcada para ocorrer no próximo dia 22 e os homens do Exército Brasileiro já estavam na região de Alta Floresta para realizar o serviço de topografia, necessária para a demarcação das terras. Primeiramente, o advogado entrou com uma ação pedindo a suspensão da demarcação no Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1). Medida que foi acatada. No entanto, a Fundação Nacional do Índio (Funai) recorreu desta medida no STJ e conseguiu a anulação da decisão em favor dos proprietários de terras na região. Mais uma vez, o advogado recorreu, desta vez ao STJ, que acabou revendo sua própria decisão e decidiu manter a demarcação suspensa. Agora, o caso terá que ser julgada no mérito.

Ainda em relação a este assunto, estava marcado para a próxima segunda-feira (18), reunião entre dirigentes de entidades e lideranças políticas, na sede da Câmara de Alta Floresta, para debater as consequências desta demarcação. A medida foi instituída pela portaria 1.149, do Ministério da Justiça. A portaria de 2002 define a área como pertencente as etnias indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká. Lideranças de Apiacás apontam que o município já perdeu cerca de 70% do território para formação de parques e reservas.

As lideranças locais ainda afirmaram que a demarcação pode trazer impacto nas licitações das Usinas Hidrelétricas de São Manuel, Rasteira e Apiacás e também interferir futuramente na implantação da hidrovia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE