PUBLICIDADE

Startups de Mato Grosso atraem investidores

PUBLICIDADE
A Gazeta

Cresce o número de interessados no desenvolvimento do ecossistema das startups em Mato Grosso. Em média 100 novas startups, em fase de curiosidade e ideação, surgem por ano no Estado, segundo o programa de Redes Criativas do Sebrae/MT. E, conectando criativos empreendedores locais a investidores nacionais, o Programa Capital Empreendedor reuniu 30 empresas e projetos para o Workshop Empreendedores, de 11 a 13 de setembro, em Cuiabá. A iniciativa discutiu as formas de capitalização disponíveis, o processo de negociação com investidores, investidores-anjo, aceleradoras, fundos de investimento, empresas investidas e assessores jurídicos.

O acesso ao capital é um desafio para a maioria das empresas. Com a economia do país pressionada – o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu para 1,8% a previsão de crescimento para o Brasil em 2018 – e o alto índice de desemprego – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a chamada taxa de subutilização da força de trabalho foi de 24,6 no país – a dificuldade de acesso a recursos foi apontada como o motivo do encerramento de aproximadamente 40% das startups que fecharam as portas nos últimos 3 anos, segundo pesquisa conjunta do Sebrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), realizada em dezembro de 2017, com empresas do programa InovAtiva Brasil.

Atento à essa realidade, o Sebrae tem feito um reposicionamento de suas ações alinhado à sua transformação digital e implementado novas metodologias de avanço específicas para o universo das startups. A instituição anunciou o aporte de R$ 45 milhões para fomento indireto através de edital para pequenos negócios inovadores em todo o país, por meio de 5 Fundos de Investimentos, com seleção de projetos e empresas, previsto para 2019.

Aplicativos para locação de carros, para comprar comida, chamar motoristas, reservar quartos em hotéis e até para bancos que não possuem agências físicas são exemplos de negócios destrutivos. Em Cuiabá, um destaque com boa performance é a plataforma educacional de avaliação e gestão do conhecimento, Estuda. com, que nasceu acompanhada desde o início pelo Sebrae e que conseguiu atrair a atenção do investidor-anjo, Rafael Moraes.

Desde 2017, ele não só investe dinheiro, mas dedica 90% do seu tempo para ajudá-los a crescer efetivamente fazendo a captação de investidores maiores. “Eles possuem mais potencial do que eu imaginava inicialmente”, disse Moraes empenhado no negócio cuiabano.

“A minha 1ª experiência como investidor-anjo foi muito bem-sucedida. A empresa deu certo muito rápido. Investi em uma empresa muito pequena

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE