A administração pública em Sorriso confirmou a abertura de credenciamento para uma ou mais empresas na área de serviços veterinários, no próximo dia 9, com foco em ações preventivas de castração e microchipagem de animais domesticados (cães ou gatos). Os atendimentos terão como foco prioritário tutores de baixa renda, protetores independentes e associações de proteção animal. Com cerca de R$ 1,3 milhão em recursos aplicados, as atividades serão disponibilizadas pelo período de 12 meses.
O edital prevê mais de 100 mil procedimentos cirúrgicos para a orquiectomia de felinos e caninos (na faixa de 5 a 40 kg), além de cerca de 60 mil aplicações de microchips subcutâneos, com acompanhamento anestésico, controle de dor e cuidados pós-operatórios adequados. Também estarão disponíveis tratamentos para cães acometidos por doenças parasitárias ou hemoparasitoses.
A escolha dos credenciamentos atuará como medida eficaz e estratégica no fomento de um “programa sistemático e permanente de castração e microchipagem, que não apenas reduz a superpopulação de cães e gatos, mas também fortalece a rastreabilidade animal, o controle sanitário e a responsabilização de tutores”.
Os trabalhos deverão garantir “um controle efetivo, preventivo e de longo prazo. A rastreabilidade animal, proporcionada pela identificação eletrônica, contribui para o monitoramento e acompanhamento individualizado, permitindo que o município de Sorriso adote políticas públicas baseadas em dados concretos”, concluiu a prefeitura, na justificativa do certame.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


