PUBLICIDADE

Sorriso: sobe 4% o número de crianças sem nome dos pais no registro de nascimento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)

Em Sorriso, no ano passado, 178 recém-nascidos não tiveram a paternidade registrada, conforme dados da Central de Informações do Registro Civil, divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Só Notícias apurou que houve aumento de 4,1% de registros sem o nome do pai em relação a 2022, quando foram 171.

Ainda segundo o relatório, no ano passado, houve o nascimento de 2.387 crianças no município. Em comparação com 2016, o número de nascimentos aumentou 40,7% em Sorriso. Por outro lado, a quantidade de crianças sem o nome do pai no registro subiu 56,1% durante o período (desde 2016).

O levantamento também apontou que de 2016 a 2023 em Sorriso houve apenas três reconhecimentos de paternidade em Sorriso. Os três casos foi em 2019.

O reconhecimento de paternidade socioafetiva, é aquele onde os pais criam uma criança mediante uma relação de afeto, sem nenhum vínculo biológico, desde que haja a concordância da mãe e do pai biológico. Nestes casos, o procedimento pode ser feitos direto em Cartório quando a criança é maior de 12 anos. Caberá ao registrador civil, mediante a apresentação de documentos e entrevistas com os envolvidos, atestar a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade mediante apuração objetiva por intermédio da verificação de diversos elementos concretos.

Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso, reforça que ter o nome do pai na certidão de nascimento é a garantia de uma série de direitos para as crianças brasileiras. Além do benefício afetivo que a paternidade possibilita, ela permite o acesso a uma série de prerrogativas, como pensão alimentícia, herança, inclusão em planos de saúde e de previdência, entre outros.

Em Sinop, no ano passado, também houve mais de 100 crianças registradas sem o nome do pai.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Balanço da lei seca em Sinop aponta aumento de 12% de presos; mil flagrados sem CNH

O balanço da 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), referente à...

Ministério aprova novo programa de residência em medicina veterinária na UFMT Sinop

A criação da nova residência em diagnóstico por Imagem...

Motorista é preso transportando quase 300 kg de maconha em Mato Grosso

A equipe de Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista,...

Mulher desaparece ao tentar atravessar rio a nado em Mato Grosso

A Polícia Militar confirmou o desaparecimento da moradora, de...
PUBLICIDADE