A BR-163, na ponte do Lira, no perímetro urbano de Sorriso, voltará a ser interditada pelos integrantes do Movimento do Sem Terra, logo mais a partir das 14h e os manifestantes não informaram o horário que será liberada a passagem de carretas, caminhões e veículos. Amanhã, haverá uma nova reunião, em Cuiabá, com líderes do Movimento dos Sem Terra e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Refórma Agrária (Incra) para tentarem avançar nas negociações de cumprimento das reivindicações e terminarem com os bloqueios.
Marciano Silva, integrante do movimento e responsável pela comunicação, disse ao Só Notícias, que a única proposta que tiveram, hoje, na reunião com representantes do Incra em Sorriso, foi a tentativa de reabertura do processo do assentamento Santa Rosa I, em Boa Esperança do Norte, para reverter a reintegração de posse que foi dada para o proprietário e para que não seja cumprida a ordem de despejo fazendo com que 300 famílias desocupem a área.
Quanto as demais reivindicações, criação de mais quatro assentamentos em Cláudia (80 km de Sinop), implantação de escolas nos assentamentos, distribuição de cestas básicas e lonas, cuja interrupção teria ocorrido há cerca de 1 ano e meio e a liberação de crédito nacional do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), os representantes do Incra disseram que não têm competência para decidir estes assuntos e foi marcada nova reunião amanhã.
Nesta segunda-feira, conforme Só Notícias já informou, o tráfego na principal rodovia que liga o Nortão a capital, foi interrompido por mais de 10h. Entre às 11:30h e 14h, eles desobstruíram a rodovia, retomando o manifesto, em seguida.