O secretário municipal de Governo, Hélio Vieira, confirmou em coletiva de imprensa, esta manhã, que a prefeitura poderá cancelar o contrato que prevê a implantação do projeto "Cidade Inteligente", que abrange a instalação de câmeras de monitoramento para auxiliar na segurança pública do município. Ele disse que a empresa vencedora da licitação não cumpriu alguns itens e outros não foram executados.
O secretário disse que o processo administrativo já foi instaurado e a empresa tem cinco dias para apresentar defesa. Após este procedimento, caberá à Assessoria Jurídica da prefeitura tomar a decisão de rescindir ou não o contrato. Caso o contrato seja cancelado, ele disse que ainda não tem como projetar se uma nova licitação ocorrerá e o que também será feito com o que a atual empresa já executou do projeto.
Vieira também disse que algumas irregularidades foram constatadas, a empresa acionada e, posteriormente, o problema foi corrigido. Um destes problemas, segundo o secretário, foi a substituição dos postes onde as câmeras seriam instaladas.
Além disso, o cronograma está atrasado em dois meses. O sistema, que já era para estar em funcionamento pleno, tem cerca de 70% da instalação concluída. O secretário disse que a empresa enfrentou alguns problemas burocráticos como a ligação da energia da energia por parte da concessionária e pediu mais prazo, que foi concedido. Mesmo assim, o projeto não saiu totalmente do papel.
Vieira afirmou ainda que nenhum recurso da prefeitura foi investido no projeto até o momento. Segundo ele, a empresa deveria realizar toda a instalação, colocar o sistema em funcionamento pleno por um mês e, somente após isso, a prefeitura realizaria o pagamento pelo serviço, que é o valor de R$ 317 mil mensais. “É um sistema de locação. A prefeitura não investiu dinheiro para comprar equipamentos. Ela pagaria pelo serviço prestado”.
Até o momento, a empresa não se manifestou sobre este processo aberto pela prefeitura. Ontem, Só Notícias tentou entrar em contato com o representante da empresa, porém, ele disse que estava em reunião, não poderia atender e também não retornou.
Conforme Só Notícias já informou, o projeto prevê a instalação de 79 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos da cidade e auxiliará os órgão de segurança pública. O mesmo foi apresentado pelo prefeito Dilceu Rossato, em outubro do ano passado.
Rossato afirmou que o principal benefício seria a diminuição da criminalidade. Na oportunidade, ele ressaltou que em locais onde este tipo de sistema está implantado, os crimes caíram cerca de 40%. A previsão, repassada por ele, era a de que a empresa vencedora da licitação concluísse a instalação e colocasse o sistema em funcionamento em novembro do ano passado.