A Polícia Militar considerou encerrada a reintegração de posse na fazenda Santa Rosa I, no distrito de Boa Esperança do Norte (cerca de 160 quilômetros de Sorriso). Segundo informações do batalhão, localizado no distrito, 100% das famílias que ocupavam a área foram retiradas do local. Cerca de 30 policiais ainda ficarão na fazenda por um período de um mês para garantir que a mesma não seja novamente invadida.
Segundo a PM, o despejo aconteceu de forma pacífica. Houve apenas um incidente, conforme Só Notícias já informou, no qual dois homens, 30 e 43 anos, foram presos acusados de atearem fogo em uma mata na tentativa de impedir a força policial de realizar a desocupação. O incêndio tomou grandes proporções, mas foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
Já as famílias que foram despejadas da fazenda foram obrigadas a procurar um local para ficar. Alguns se alojaram em casas de parentes ou amigos que moram na região. Os que não têm, tiveram que se instalar provisoriamente em uma quadra de esportes de uma escola no distrito.
Cerca de 150 homens da PM, Força Tática e Rotam realizam a segurança dos oficiais de justiça durante a reintegração de posse. A ação de despejo foi iniciada no dia 21 de junho mas foi suspensa devido a uma liminar. Após ser derrubada, a ação recomeçou no dia 17 deste mês. O Movimento Sem Terra (MST) apontou que a área era ocupada por pelo menos 250 famílias. Em um estudo, a Polícia Militar estimou pouco mais de 130 casas construídas.
Durante a retomada, policiais, oficiais de justiça e representantes dos assentados entraram em acordo, prevendo prazo de até cinco dias para retirada dos móveis, bens e animais que eram criados na área pelos ocupantes.